POST

Brasil sobe para o top 20 global em inovação

No meio de uma pandemia, nenhuma informação é mais importante do que aquela que aponta o crescimento das iniciativas de inovação tecnológica, seja para a saúde (vacinas, remédios e tratamentos contra a Covid-19) seja para qualquer outra vertical da economia global.

Por isso, o lançamento da terceira edição do Startup Ecosystem Rankings 2020, o estudo da StartupBlink que usa algoritmos para mapear e classificar hubs de inovação, analisando diferentes fontes de dados de 1.000 cidades e 100 países, é uma notícia muito boa. Melhor ainda para o Brasil.

Depois de amargar uma semana de subida vertiginosa em uma lista na qual nenhum país gostaria de estar no topo (o mapa da Covid-19 da Johns Hopkins), é bom ver que o país saltou 17 posições no ranking da StartupBlink, e assumiu o 20º lugar entre os 100 países, e o primeiro lugar na lista da América Latina.

No ranking das cidades, a notícia boa é ter São Paulo como a única cidade da América Latina entre as top 40 (ficou em 18º lugar). A má notícia é que outras cidades brasileiras que estavam bem posicionadas em 2019 caíram: Rio de Janeiro caiu 29 posições e ficou em 93º lugar; Belo Horizonte desceu da posição 70 em 2019 para 101 em 2020.

No total por país, o Brasil tem 29 cidades no ranking de 1.000, o que nos coloca em sétimo lugar na lista dos países com maior número de cidades com impacto em inovação. O mapa da StartupBlink tem apenas 942 startups brasileiras identificadas

  • A metodologia da Startup Blink utiliza algoritmos de análise e classificação de dados para criar os rankings, partindo de um modelo de classificação que utiliza diferentes fontes e bases de dados (entre elas o Crunchbase), mas exclui entrevistas ou votações, preferindo um caminho analítico para identificar os hubs.
  • Três fatores afetam o ranking e a mensuração dos hubs: quantidade de startups e organizações de suporte; qualidade das startups e do ecossistema de suporte; ambiente de negócios e infraestrutura.
  • A StartupBlink montou um novo mapa de inovação focado na Covid-19 que identifica iniciativas globais ligadas a diferentes aspectos, do diagnóstico e tratamento, até o que eles chamam de Life & Business Adaptation (novos modelos de negócio pós-covid).
  • O Coronavirus Innovation Map é dinâmico e está sendo montado com apoio da Health Innovation Exchange da UNAIDS e da Moscow Agency of Innovations. Até agora estão mapeadas 1.030 iniciativas, sendo 11 no Brasil.

Fonte: The Shift

ÚLTIMOS POSTS
CONTATO

Conte conosco para soluções no seu negócio.

icon-local-mapa

Av. Higienópolis, 1601 • Cjto 15 • térreo • sala Paris • Jardim Higienópolis • CEP 86015.010 • Londrina • PR

icon-celular

+55 (43) 99944-0968

icone-email

comercial@audare.com.br

DOWNLOAD – SERIOUS GAME

VERSÃO WINDOWS

VERSÃO MAC